Dominó

Regras Dominó

Tutorial do jogo Instalar Adobe Flash Player

História do dominó

O dominó é um jogo de mesa que pode ser considerado como uma extensão dos dados. Embora imagina-se que sua origem é oriental e antiquíssima, não sabemos se a forma atual era conhecida na Europa até a metade do século XVIII, quando os italianos o introduziram.

Sua popularidade nos países latino-americanos é enorme, particularmente no Caribe (Porto Rico, Cuba, etc.)

Objetivo do jogo

Para jogar dominó são necessárias 28 pedras retangulares. Cada pedra está dividida em 2 espaços iguales nos que aparece um número de 0 até 6. As pedras abrangem todas as combinações possíveis com estes números.

Pode-se jogar com 2, 3 ou 4 jogadores ou em duplas.

O objetivo do jogo é colocar todas as suas pedras na mesa antes dos adversários e marcar pontos. O jogador que ganha uma rodada, marca pontos segundo as pedras que foram colocadas pelos seus adversários.

A partida terminará quando um jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada nas opções de mesa.

Jogo dominó
Jogo dominó

Como jogar o dominó

Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas.

O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o seis dôbre ou carrilhão). No caso de que nenhum jogador tenha dobradas, começará o jogador que tenha a pedra mais alta. A partir desse momento, os jogadores realizam suas jogadas, por turnos e no sentido anti-horário.

O jogador que começa a partida leva vantagem. Este é um conceito importante para a estratégia do dominó, pois o jogador ou dupla que começa, normalmente, é o que leva a vantagem durante a partida.

Desenvolvimento do jogo

Cada jogador, no seu turno, deve colocar uma das suas pedras em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os pontos de um dos lados coincida com os pontos da extremidade onde está sendo colocada. As dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.

Quando o jogador coloca sua pedra sobre a mesa, seu turno se acaba e passa-se ao seguinte jogador.

Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do dorme tantas pedras como forem necessárias. Se não houver pedras no dorme, passará o turno ao seguinte jogador.

Final de uma rodada

A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa até que se apresente alguma das seguintes situações:

Dominó
Quando um jogador coloca sua última pedra na mesa, essa ação é chamada de bater. Quando joga-se sozinho, o jogador que ganhou a partida soma os pontos de todos os seus adversários. Jogando em dupla, somam-se os pontos de todos os jogadores incluindo os do seu companheiro.
Fecha
Existem casos onde nenhum dos jogadores pode continuar a partida. Isto ocorre quando o número das extremidades saiu 7 vezes antes. Nesse momento se diz que a partida está fechada. Os jogadores contarão os pontos das pedras que ficaram; o jogador ou dupla com menos pontos vencem e somam-se os pontos da maneira habitual.

Pode acontecer de você ter os mesmos pontos que o jogador ou a dupla que tem a vantagem, nesse caso, ganha este jogador.

Seguinte rodada

Nas rodadas seguintes, o jogador que começa o jogo é o seguinte da vez. Este pode começar o jogo com a pedra que quiser mesmo que não seja uma dobrada.

Fim de jogo

O jogo terminará quando um jogador ou dupla conseguir a quantidade de pontos necessários para ganhar.

Controles

Para colocar uma pedra, deve-se simplesmente clicar sobre ela. Também pode-se arrastá-la até a área desejada.

O dorme

O dorme aparecerá automaticamente quando um jogador tiver que fazer uso dele. No caso de comprar uma pedra e continuar sem poder jogar, o dorme continuará visível até que se consiga uma pedra válida ou que se esgotem as pedras.

Para comprar uma pedra, clique sobre ela. Se não há mais pedras e não é possível colocar nenhuma, o jogador “passará” automaticamente.

Como ordenar as pedras

Para ordenar as pedras à sua maneira, clique sobre uma delas e arraste-a entre as demais.

Clique na parte inferior de uma pedra para girá-la.

Ajudas visuais para jogar

Mantenha o cursor sobre uma pedra da mesa para saber quantas pedras com esse número já estão colocadas. No seu turno, suas pedras aparecem marcadas se você puder jogá-las.

Se você é um jogador avançado, pode desativar estas ajudas na aba ajustes no jogo.

Ajudas visuais Dominó
Ajudas visuais Dominó

Por que há robôs jogando? Para que servem?

Robô

Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.

Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)

Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).

Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.

O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.

Opções de mesa

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Limite de pontos (50-300)
Determina o limite de pontos para ganhar o jogo.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 40% do pote).

Os pontos de experiência (XP) ganhos dependem do número de jogadores e calcula-se 10×número de jogadores. Se o jogo é em dupla, os pontos são divididos entre a dupla ganhadora.

  • 2 jogadores: 20 pontos XP
  • 3 jogadores: 30 pontos XP
  • 4 jogadores: 40 pontos XP
  • Em duplas: 20 pontos para cada um

Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos.

Jogar Dominó

Já vai sair?

Queremos melhorar sua experiência no jogo, mas para isso, é necessário que você crie uma conta e possa ter seu próprio perfil, seu avatar, seus amigos, seus pontos...Você vai perdê-lo?

Crie uma nova conta