Damas

Regras do jogo de damas

Objetivo do jogo

O jogo de damas é formado por 24 pedras divididas em 12 brancas e 12 pretas e um tabuleiro de 64 casas (8x8) de cores claras e escuras alternadamente.

A finalidade do jogo é a captura ou bloqueio de todas as pedras contrárias, de forma que impossibilite o adversário a realizar movimentos.

Como jogar as damas

Cada jogador controla as suas pedras. Começa o jogo quem tem as pedras brancas.

Os movimentos são realizados alternadamente, um por jogador, na diagonal e uma só casa para frente, ou seja, no sentido do campo do seu adversário.

Se um jogador consegue levar uma de suas pedras até o final do tabuleiro, o peão é promovido à dama ou rainha (duas pedras da mesma cor, uma em cima da outra).

A dama ou rainha move-se também na diagonal mas pode andar para frente ou para trás. Segundo as opções de mesa, pode-se avançar uma casa como o peão ou percorrer o número de casas que estiverem livres. Nunca poderá passar por cima das suas próprias pedras ou por cima de 2 pedras seguidas.

Capturar pedras do adversário

Uma pedra pode capturar outra se puder passar por cima dela sempre em direção de ataque e em diagonal e cair na casa logo atrás dessa.

Além disso, as damas podem capturar em qualquer direção. Podem mover-se mais de uma casa (veja as opções de mesa), podem capturar qualquer pedra que esteja na mesma diagonal sempre que as regras anteriores forem obedecidas.

A captura é obrigatória. Quando uma pedra tem a possibilidade de capturar é obrigatório realizar a captura, não se pode optar por mover outra pedra.

Uma vez realizada uma captura, tanto o peão quanto a dama devem seguir capturando quando possível, segundo as regras anteriores e na mesma jogada.

Quando duas ou mais pedras estão em uma posição de captura, são regidas pela lei de quantidade e qualidade:

  • Lei da Quantidade: é obrigatório capturar o maior número possível de pedras.
  • Lei da Qualidade: quando você tem duas opções para capturar o mesmo número de pedras, é obrigatório capturar a de maior qualidade, ou seja, a dama antes do peão.

Final da partida

Uma partida finaliza quando um jogador abandona, fica sem pedras ou quando as pedras não podem fazer um movimento (bloqueada ou afogada).

Os jogadores podem pactar um empate.

Controles

Quando você move o cursor por suas pedras e elas ficam azuis, quer dizer que é possível movê-las. Se houver uma pedra para capturar, o que é obrigatório, esta ficará colorida.

Ao clicar em uma pedra, o quadro onde está situada ficará vermelho (movimento não permitido) ou azul (movimento permitido). Quando a pedra desejada for clicada e a casa estiver azul, devemos clicar na casa em que queremos colocá-la e se esta casa é permitida, o movimento será efetuado.

Opções de mesa

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Monitorar a atividade dos jogadores
Recomendamos usar essa opção para promover um jogo limpo. Se for detectada uma atividade anormal por parte de algum jogador, seu adversário terá a opção de anular a partida (por exemplo, se um jogador abandonar o jogo).
A dama move-se por várias casas
A dama ou rainha pode mover-se e capturar saltando várias casas como foi indicado anteriormente.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

A tabela de pontos deste jogo é baseada no sistema Elo, que determina a força relativa de um jogador. Ao ganhar, empatar ou perder uma partida, os pontos dependerão do número de pontos do adversário. Um máximo de 30 pontos é somado ou subtraído.

Exemplo 1: se ambos jogadores têm os mesmos pontos, o ganhador soma 15 pontos e são subtraídos 15 do perdedor.

Exemplo 2: se um jogador com 2000 pontos ganha de outro com 1000, não há modificações na tabela de pontos. Do contrário, se vencesse o segundo jogador, somaria 30 pontos (e o adversário perderia 30)

Se um jogador abandonar ou se render, perderá a partida. Se abandonar, pode ser penalizado com 20 pontos. Em qualquer caso, o adversário terá a vitória se mais de 10 movimentos foram feitos.

Ranking Elo mensal

Todos os meses, inicia-se um novo ranking Elo a partir de 1000 pontos para cada jogador, independentemente dos pontos em geral. Quer dizer, um jogador pode ganhar 1 ponto no seu Elo geral (histórico) e 30 no seu Elo mensal.

Ranking geral

Determina-se por pontos Elo acumulados desde que o jogador começou a jogar.

Jogar damas

Já vai sair?

Queremos melhorar sua experiência no jogo, mas para isso, é necessário que você crie uma conta e possa ter seu próprio perfil, seu avatar, seus amigos, seus pontos...Você vai perdê-lo?

Crie uma nova conta